QUEM SOMOS | CONTATO | EXPEDIENTE

GOIÁS: Iporá recebe 7º Encontro Nacional de Muladeiros 23/01/2014
 

Versão para Impressão        Áudio --- Kbytes

Tempo de áudio: 2min56seg

LOC/REPÓRTER: Fortalecer a cultura dos muladeiros e reviver a história de Goiás. Esses são alguns dos objetivos do sétimo Encontro Nacional de Muladeiros, que vai até o próximo domingo, dia 26, em Iporá. O encontro é organizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano, Amog, sob a presidência do também muladeiro, João Benedito. Segundo a organização, esse é o maior evento do mundo só de muares, que são mulas e burros. São quatro dias de competições, desfiles, leilões, além de shows regionais à noite. Quem for ao Encontro Nacional de Muladeiros também vai poder participar de exposições de equipamentos, roupas e veículos. A expectativa da organização é receber representantes de 14 estados brasileiros com cerca de dois mil e quinhentos animais. Segundo o organizador, a festa resgata a tradição das mulas e tropeiros.

TEC/SONORA: Organizador do Encontro Nacional dos Muladeiros, João Benedito

"A nossa festa é tão gostosa que não é só de muladeiros. Aqui nós temos de cinco a seis mil visitantes por dia. Isso aqui é uma cultura e tradição dos nossos avós. Porque hoje tem uma caminhonete boa, mas nossos avós quando tinham, tinham uma mula boa. É uma cultura das mais lindas de Goiás, porque Goiás cresceu no lombo de uma mula. Então, as cidades que não tem muares abraça essa festa igual nós muladeiros abraçamos o evento."

LOC/REPÓRTER: A abertura do evento, realizada nesta quinta-feira, foi marcada por um grande desfile pelas ruas de Iporá e teve a presença de nomes importantes do estado. O pré-candidato ao governo de Goiás, pelo PMDB, José Batista Júnior, o Júnior Friboi, revive as histórias da família por meio da tradição dos muares ao prestigiar o encontro nacional de muladeiros.

TEC/SONORA: Pré-candidato Júnior Friboi

"Isso significa relembrar as minhas raízes e eu gosto muito desse tipo de evento. São comitivas que vem fazer suas demonstrações das raízes, de São Paulo, Goiás, Mato grosso, Mato Grosso do Sul. Então vem tantas outras comitivas do Brasil inteiro participar desse evento, no qual tem um campeonato de marcha de mulas marchadeiras, de laço e tantas outras atividades."

LOC/REPÓRTER: Iporá fica a 216 quilômetros de Goiânia e é considerado um emergente polo turístico e comercial da região. O Encontro Nacional de Muladeiros, que reúne animais de competição, é realizado no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros, em Iporá.

Reportagem, Aline Reis


Copyright (c) 2007 Agência do Rádio Brasileiro

Conteúdo 100% Gratuito!


PESQUISA


Data  



  todas as notícias