QUEM SOMOS | CONTATO | EXPEDIENTE

SAÚDE DA MULHER: Exames de rotina podem evitar câncer de colo de útero e de mama 07/03/2012
 

Versão para Impressão        Áudio --- Kbytes

Tempo de áudio - 1min56seg

LOC/REPÓRTER: Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Saúde alerta para doenças que atingem muitas delas: o câncer de mama e o de colo de útero. Segundo a assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha, o câncer de colo de útero pode ser evitado apenas com a realização do Papanicolau. O exame deve ser feito aos 25 anos e repetido um ano depois. Caso os dois exames não apresentem problemas, a mulher pode fazer o exame uma vez a cada três anos:

TEC/SONORA: assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde - Maria Inês Gadelha

"Não precisamos morrer dele, não precisamos adoecer dele porque é um câncer que tem uma evolução longuíssima de anos, portando, é uma chance que a própria doença oferece a mulher de poder evitá-la, então não podemos perder esta oportunidade."

LOC/REPÓRTER: Já o câncer de mama é o tipo que mais mata as mulheres. Só em 2012, a previsão é que surjam mais de 50 mil casos da doença. Segundo a assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, a mulher deve fazer a mamografia uma vez a cada dois anos dos 50 aos 69 anos de idade. O SUS oferece os exames necessários:

TEC/SONORA: assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde - Maria Inês Gadelha

"A mamografia é oferecida tanto do ponto de vista de diagnóstico, que dizer mulher que tem nódulo, mulher que tem alteração mamária que não seja  nodular, existe a mamografia que a gente chama de unilateral que pode ser em só mama ou nas duas, existe ultrassonografias, existe pulsão de mama existe os exames de diagnósticos minimamente necessários."

LOC/REPÓRTER: A assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha, lembra que ter boa alimentação, praticar atividades físicas, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas também são formas de prevenir o câncer. 

Reportagem, Hortência Guedes


Copyright (c) 2007 Agência do Rádio Brasileiro


Conteúdo 100% Gratuito!

Sgência Entrevista


PESQUISA


Data  



  todas as notícias