Menu

AGÊNCIA ENTREVISTA (1): Secretário do MinC fala sobre a escolha do filme que pode representar o Brasil no Oscar

...

Banners

O meu nome é Cintia Moreira e no Agência Entrevista de hoje eu vou falar com o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, João Batista Silva, sobre a divulgação dos filmes brasileiros que vão disputar uma vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar, em março de 2018. Secretário, nesta lista constam 23 filmes, 7 a mais do que o ano passado, quando 16 longas foram habilitados, correto?

"Cintia, este ano nós tivemos um número de inscritos recorde, né? Estamos aí com 23 obras inscritas com grande potencial. Temos obras que contemplam toda a diversidade da cultura brasileira, temos obras com um perfil mais autoral, tem obras também com um perfil mais comercial. Enfim, eu acho que nós estamos diante de um cenário que a comissão terá um material muito rico, muito diversificado e obras que poderão fazer bem este papel de representar o país lá na possível indicação ao Oscar."

A lista de inscritos inclui títulos já premiados em outros festivais, como "Gabriel e a Montanha", dirigido por Felipe Barbosa, que ganhou o prêmio Revelação na Semana da Crítica em Cannes. Também se inscreveram "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, que foi super premiado, venceu o prêmio no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, no Festival de Gramado; e "Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé, vencedor do prêmio Melhor Filme em um festival na Espanha, na 40ª Mostra Internacional de Cinema e no Festival do Rio. Pelo visto a comissão terá um certo trabalho aí para fazer esta seleção, né secretário?

"Ah sim. Com certeza vão passar por um bom dilema, né? Porque nós temos bons filmes, temos filmes já premiados, temos filmes ainda não premiados, até porque foram lançados mais recentemente, mas com grande potencial, né? Ou seja, eles estão com um bom problema, no sentido de que tem uma matéria prima na mão bastante rica, bastante diversificada. Acreditamos que terão condições de fazer uma... difícil, mas farão uma boa escolha, porque na verdade tem muitas obras com grande potencial."

Bom, nós vamos para um rápido intervalo. Daqui a pouco a gente volta com o segundo bloco do Agência Entrevista, que hoje está sendo com o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, João Batista Silva.
 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se