Menu

AGÊNCIA ENTREVISTA: Descubra como vencer o medo de falar em público (BLOCO 1)

...

Banners

Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal 

1º BLOCO

Começa agora mais um Agência Entrevista. O meu nome é Cintia Moreira e hoje eu vou conversar com o especialista em Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori. Ele também é Administrador de Empresas com especialização em Recursos Humanos e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal. Bom, existem pesquisas que apontam que um dos maiores medos do homem é o de falar em público e isto pode gerar problemas profissionais, prejudicar a carreira, atrapalhar a vida social e trazer aí, algumas dificuldades, como por exemplo, ter amigos ou de se relacionar. Eu gostaria, por gentileza, Reinaldo, que você falasse mais sobre esse medo de falar em público.

Sonora 1 (duração 0:47) 

“É muito comum que as pessoas tenham este medo: o medo de falar em público. Porque é um dos principais problemas dos executivos, de profissionais de uma maneira geral em todo o mundo. A pessoa vai se expor, ela vai se levantar, eventualmente pegar o microfone, ou não, mas falar diante de outras pessoas, e a pessoa fica, neste momento, exposta a críticas, exposta a julgamentos. Quem é que tem esta tranquilidade e segurança de correr o risco de ter um rótulo negativo? Poxa, que pessoa fraca, que pessoa frágil, que pessoa que não sabe falar. É justamente isto que gera o medo, que normalmente acontece e aí a pessoa fica ansiosa e o corpo se manifesta de muitas maneiras diferentes. Por exemplo: tremedeira, gagueira, sudorese, branco, taquicardia, o coração parece que vai sair pela boca e aí a pessoa vai ficar perdida nesta hora, mesmo que ela conheça o assunto, que ela saiba como enfrentar esta situação.”

Glossofobia é o nome técnico desse medo, certo? Mas ele também é chamado por algumas pessoas como: ansiedade, fobia social, pânico. Tem gente que quer fugir da situação, arranja uma desculpa, fica doente, de mentirinha, claro, só para não falar, ainda mais quando se depara com público imenso, com palco, microfone, iluminação adequada, câmaras de vídeo, holofotes. Há pesquisas que falam a respeito deste medo?

Sonora 2 (duração 0:22)

“Pesquisas feitas no Brasil, Estados Unidos e também na Austrália, apontaram que sim, que os principais medos, as dificuldades dos profissionais, de uma maneira geral, são dois: primeiro, medo da morte, e em segundo lugar, medo de falar em público. E o pior é que algumas pessoas responderam que, maior do que o medo da morte é justamente o medo de falar em público. Então tem gente que prefere morrer do que falar em público, de acordo com resultados de pesquisas.”

E quais são as sugestões, as dicas, para enfrentar esta dificuldade, Reinaldo?

Sonora 3 (duração 0:26)

“A primeira delas, creio ser a mais importante, é a pessoa acreditar nela mesma. Porque a crença é a grande mola propulsora para a pessoa partir para uma ação, fazer alguma coisa que, de fato, seja relevante. Se a pessoa acredita nela mesma, ela vai buscar ferramentas e vai partir para a ação. Se ela acredita que não vai dar certo, ela nem faz, ela prefere fugir do que enfrentar. Há um pensamento atribuído a Henry Ford, que fala assim: Se você acredita que pode ou se você acredita que não pode, em um dos casos, você está certo.”

Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. Maravilha! Outras dicas, Reinaldo.

Sonora 4 (duração 0:21)

“Outra sugestão é conhecer o assunto. Ninguém é capaz de falar com propriedade, naturalidade e segurança se não conhece profundamente o assunto que vai falar. Por isto, mantenha uma cola, um roteiro, um esquema de projeção no Power Point. É importante que a pessoa saiba exatamente o que falar, organizando assim passo a passo, tendo lá uma pequena anotação, para poder manter a sequência de acordo com o seu planejamento.”

Boa observação. Conhecer bem sobre o assunto que irá falar é realmente fundamental, e fica aí a dica, de sempre que puder, ter aquela pequena anotação em mãos para alguma emergência, caso a gente esqueça de algo. A gente vai para um pequeno intervalo e volta já já, com o segundo bloco do Agência Entrevista.

MAIS

Confira o link do bloco 2 e do bloco 3 do AGÊNCIA ENTREVISTA.
 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se