Menu

AGÊNCIA ENTREVISTA: Descubra como vencer o medo de falar em público (BLOCO 2)

...

Banners

2º BLOCO

Estamos de volta com o Agência Entrevista. Hoje nós estamos conversando com o especialista em Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori, sobre o medo de falar em público. Reinaldo, como enfrentar esse medo?

Sonora 5 (duração 0:46)

“Outro ponto, também importante, é a pessoa aprender a relaxar. Porque a ansiedade que chega naquele momento, se a pessoa conseguir relaxar, ela já consegue, naturalmente, começar a falar e, a partir daí, desenvolver aquilo que preparou. Há vários exercícios para ela poder relaxar. Por exemplo, exercício de respiração, algum movimento de cabeça, fricção de mãos, por exemplo, mantendo uma postura firme e decidida. Ou seja, mesmo que ela esteja fragilizada no seu interior, não vai demonstrar isto. Ela vai manter uma postura firme e até mostrar que esta segura, mas na verdade ela pode até não estar, mas não mostrar esta tensão, este nervosismo. Procurando andar com passos firmes, sem exageros, olhando as pessoas nos olhos, cumprimentando as pessoas, com calma, fazendo pausas, e começa a falar e aquelas dificuldades iniciais elas vão se dissipar e a pessoa vai voltar a ter a tranquilidade que precisa.”

E tem técnicas específicas para obter resultados mais satisfatórios, certo? Conta para a gente algumas dicas.

Sonora 6 (duração 0:26)

“Outro ponto que também julgo importante é a pessoa saber como começar. Por exemplo, ela pode já imaginar começar fazendo uma pergunta, ou cumprimentar as pessoas e depois abordar o assunto, ou quebrar o gelo, de alguma maneira, contar uma pequena história ou fato, fazer alguma alusão a alguma coisa que tenha acontecido durante o dia ou falar uma mensagem importante, uma autoridade notável, um pensamento ou um provérbio, isto ajuda a pessoa a começar com uma certa tranquilidade também.”

Além disso é preciso acreditar em si mesmo e ter muita calma e segurança, não é isto?

Sonora 7 (duração 0:30)

“É a pessoa perceber que todos nós temos virtudes, todos nós temos qualidades e foram elas que nos levaram até onde nós estamos até hoje, que foram talvez qualidades tais como determinação, firmeza, força de vontade, coragem e todo mundo tem isso. Então, de alguma maneira, buscar na sua lembrança, este tipo de coragem, tranquilidade, de calma, de segurança, de firmeza para enfrentar, e se envolver com a energia desta lembrança, para poder, enfim, dar um passo firme e começar devagar. E a partir daí se tranquilizar para continuar o processo.”

Maravilha! Bom, nós vamos agora para mais um intervalo e daqui a pouco a gente volta com o último bloco Agência Entrevista de hoje.

MAIS

Confira o link do bloco 1 e do bloco 3 do AGÊNCIA ENTREVISTA.

 


Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se