Menu

AMAZONAS: Mais de 1,2 milhão de camisinhas vão ser distribuídas durante o carnaval

Os preservativos são disponibilizados nas Unidades de Saúde de todos os municípios do estado

Banners
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O carnaval está chegando e com ele vem a alegria, as brincadeiras, as danças e a emoção de uma das épocas do ano mais festejadas pelo povo brasileiro. No Amazonas, não é diferente. A Secretaria estadual de Saúde alerta, no entanto, para as responsabilidades que cada folião carrega consigo. Entre elas está o comprometimento em se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis, as IST, como a aids, por exemplo. 

Por isso, o governo do Amazonas já tem distribuído à população cerca de um milhão e duzentas mil camisinhas. Os preservativos são disponibilizados nas Unidades de Saúde de todos os municípios do estado, como explica a coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Dessana Chechuan.

“Nós temos uma programação de distribuição de um pouco mais de um milhão e duzentos mil insumos de preservativos para todo nosso estado. E nós vamos participar juntamente com os outros municípios do estado - que são 61 municípios - com o incentivo ao uso do preservativo, (realizando) panfletagem e, em algumas unidades, serão realizadas palestras a respeito das IST nas escolas para conscientização da população mais jovem, que é o nosso público-alvo”, informa.

Vivendo com HIV desde dezembro de 2015, o cabelereiro Felipe Alexandre dos Santos, de 27 anos, explica que, antes do diagnóstico, não se prevenia contra as infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, ele alerta sobre a importância de preservar a sua saúde e a de seu parceiro ou parceira.

“Para ser sincero, eu nunca tive esse cuidado comigo mesmo. Foi só depois do acontecimento mesmo que eu tive esse olhar. Eu nem desconfiava que isso poderia acontecer comigo”, conta.

Então, não se descuide! A dica é simples para os foliões: pare, pense e use camisinha. Em caso de dúvida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil.
 

Agência do Rádio



Cadastre-se

LOC: O carnaval está chegando e com ele vem a alegria, as brincadeiras, as danças e a emoção de uma das épocas do ano mais festejadas pelo povo brasileiro. No Amazonas, não é diferente. A Secretaria estadual de Saúde alerta, no entanto, para as responsabilidades que cada folião carrega consigo. Entre elas está o comprometimento em se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis, as IST, como a aids, por exemplo. 
Por isso, o governo do Amazonas já tem distribuído à população cerca de um milhão e duzentas mil camisinhas. Os preservativos são disponibilizados nas Unidades de Saúde de todos os municípios do estado, como explica a coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Dessana Chechuan.
 

TEC./SONORA: Dessana Chechuan, coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais do Amazonas.

“Nós temos uma programação de distribuição de um pouco mais de um milhão e duzentos mil insumos de preservativos para todo nosso estado. E nós vamos participar juntamente com os outros municípios do estado - que são 61 municípios - com o incentivo ao uso do preservativo, (realizando) panfletagem e, em algumas unidades, serão realizadas palestras a respeito das IST nas escolas para conscientização da população mais jovem, que é o nosso público-alvo.”
 

LOC: Vivendo com HIV desde dezembro de 2015, o cabelereiro Felipe Alexandre dos Santos, de 27 anos, explica que, antes do diagnóstico, não se prevenia contra as infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, ele alerta sobre a importância de preservar a sua saúde e a de seu parceiro ou parceira.

TEC./SONORA: Felipe Alexandre, 27 anos, cabelereiro. 
“Para ser sincero, eu nunca tive esse cuidado comigo mesmo. Foi só depois do acontecimento mesmo que eu tive esse olhar. Eu nem desconfiava que isso poderia acontecer comigo.”
 

LOC: Então, não se descuide! A dica é simples para os foliões: pare, pense e use camisinha. Em caso de dúvida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil.