Menu

CULTURA: Comissão discute criação do dia da viola caipira

A proposta estabelece que o dia 13 de julho seja o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

 

Banners

LOC.: A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública, nesta quarta-feira (14), para debater a proposta que estabelece o dia 13 de julho como Dia Nacional da Música e da Viola Caipira.

A data foi escolhida para homenagear o nascimento do professor Cornélio Pires, estudioso da cultura caipira que em 1910 já realizava encontro de violeiros, cantadores e dançarinos além de ter publicado mais de 20 livros sobre o assunto.  

 

O deputado Evandro Roman, do PSD do Paraná, foi um dos autores do requerimento de audiência, e diz que as modas de viola são passadas de geração em geração e que tem muita historia, principalmente nas cidades de interior. 

 

TEC./SONORA: Evandro Roman, deputado (PSD-PR). 

 

"O interior do Brasil ele é um interior fantástico. As pessoas curtem, amam, porque agem com o coração. São músicas que tem história, que tem o sentimento."

 

LOC.: A viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um dos símbolos da música popular brasileira. Parecida com um violão, a viola caipira, que tem dez cordas e um som mais agudo, é um dos símbolos da música sertaneja ou de raiz. No Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Tocantins, a viola tem destaque na música, onde a tradição é passada de geração em geração.

 

 

Com colaboração da Rádio Câmara. Reportagem, Cintia Moreira.

 

 

 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se