Menu

CULTURA: Edital oferece R$ 10 mil a iniciativas que fortalecem cultura popular

Vão ser premiados 500 projetos ligados ao Cordel, Quadrilha, Maracatu, Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba Meu Boi, Boi de Mamão, entre outros

 

Banners

LOC.: A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura lançou, nesta semana, o edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. Serão selecionadas e premiadas 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras com R$ 10 mil cada. O edital vai contemplar iniciativas ligadas ao Cordel, Quadrilha, Maracatu, Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba Meu Boi, Boi de Mamão, entre outras.

Serão avaliados a contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades, a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir das práticas culturais, o impacto social e a contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

As inscrições estão abertas para mestres, grupos ou comunidades, instituições culturais sem fins lucrativos e para mestres em memória. O edital, as fichas de inscrição e o manual de orientações estão disponíveis no site cultura.gov.br. Depois de ler o edital atentamente, o interessado deve separar a documentação exigida para a categoria e depois, preencher a ficha de inscrição.

Na categoria "mestre" podem participar apenas as pessoas físicas. O formulário pode ser preenchido por escrito; oralmente, com as respostas gravadas em áudio; ou em vídeo. Para a categoria "grupo ou comunidade", é preciso de um documento que ateste a representatividade. Já na categoria "instituição sem fins lucrativos" devem ser fornecidos documentos que comprovem atuação na cultura. Lembrando que todas as categorias exigem apresentação de registros que demonstrem atuação na área.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou por carta até o dia 28 de julho. Para mais informações, acesse o site culturaspopulares.cultura.gov.br.

 

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se