Menu

CULTURA: ONG proporciona teatro acessível para deficientes

...

Banners

LOC: Transformar vidas através da cultura. Esse é o objetivo da organização não governamental, Escola de Gente. A ONG, fundada em 2002, usa o teatro como plataforma de transformação cultural na vida de pessoas com deficiência. A organização percorre o país oferecendo teatro gratuito e acessível para crianças, adolescentes e adultos através do projeto ‘Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos’.
No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, quase 24 por cento da população possui algum tipo de deficiência e foi pensando nessas pessoas que a ONG decidiu criar o projeto, afirma o coordenador geral da Escola de Gente, Pedro Prata. Segundo ele, o acesso a cultura para essas pessoas ainda é muito restrito
 

TEC/SONORA: 
Pedro Prata, coordenador geral da Escola de Gente
“Cultura é para todas as pessoas, mas na prática pessoas com deficiência são excluídas da vida cultural de sua cidade de suas comunidades. Então, o teatro acessível ele é simplesmente um teatro que garante cultura para todas as pessoas, de fato, que hoje ainda é muito raro. A gente faz o teatro pra todo mundo participar e todo espetáculo nosso sempre tem pelo menos, uma pessoa que nunca foi ao teatro na vida.”

LOC: 
Um dos espetáculos produzidos pela ONG, o musical “Um amigo diferente”, é apresentado com medidas de acessibilidade como audiodescrição, material em braile, letra ampliada e intérpretes de Libras. Mais de 100 mil pessoas já assistiram ao espetáculo, apresentado em diversas cidades brasileiras.
 
A dona de casa Daniela Santos, de 43 anos, conheceu a ONG quando o musical entrou em cartaz na sua cidade, Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Com apenas 40 por cento da visão, Daniela teve a oportunidade de ir ao teatro pela primeira vez.

TEC/SONORA: 
Daniela Santos, 43 anos, deficiente visual

“Foi ótimo, foi maravilhoso, foi uma experiência muito positiva! Foi muito bacana porque a gente nunca teve essa oportunidade. Eu acho que nos favorece porque a gente tem a sensação que vamos ao teatro sem medo, que vamos compreender o espetáculo. Essa é a função do teatro acessível”.

LOC: 
A ideia lançada pela ONG foi reconhecida pelo Senado Federal, em abril deste ano. A partir de agora o dia 19 de setembro, ficará marcado como o Dia Nacional do Teatro Acessível. A iniciativa pretende promover pelo Brasil a cultura por meio de atividades cênicas que ofereçam praticas de acessibilidade física e comunicativa, promovendo, assim, a integração social e cultural de pessoas com deficiência

Reportagem, Juliana Gonçalves 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se