Menu

Equipe de robótica alagoana participa de torneio nacional de robótica

Os alunos da escola SESI Aberlado Lopes, de Maceió (AL), vão concorrer noTorneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League com umasolução para um problema enfrentado por astronautas da NASA.A ideia surgiu depois que a agência espacial norte americana anunciou, em rede social, os dez problemas mais comuns em viagens para o espaço

Banners
Foto: Arquivo pessoal

Depois que a NASA anunciou em rede social os 10 problemas mais comuns em viagens para o espaço, cinco alunos da escola SESI Aberlado Lopes, de Maceió (AL), que formam a equipe Robocamb, se empenharam para criar um projeto para solucionar um dos problemas.

O professor de robótica, João Victor Laurindo Dantas, conta que o projeto que será apresentado agora, em março, no Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, se trata de uma barreira protetora contra os raios interespaciais de alto nível de radiação que prejudicam os astronautas no espaço.

Segundo o professor, a problemática é desafiadora. João Victor conta que o projeto foi revalidado por vários profissionais, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações e astronauta Marcos Pontes. “O funcionamento dela é basicamente uma barreira protetora que vai estar dentro das ligas de alumínio da NASA, tanto interno, como externo, vai estar no meio servindo de proteção contra os raios”, explica o professor como a placa funciona.

A robótica traz crescimento para os alunos que integram essa equipe. O Leonardo Roriz Amorim, de 15 anos, está no 2º ano do ensino médio. Para o jovem, a área trouxe muitas oportunidades acadêmicas e sociais, pois o fez explorar, no cotidiano, habilidades como criatividade, apresentação, inovação e metodologia científica. Ele conta que está muito ansioso para o torneio. “O que esperamos para o torneio são muitas coisas boas porque como diz o ditado nós colhemos o que plantamos. E estamos plantando muita dedicação muito foca, muita união, muito trabalho em equipe e nós esperamos alcançar um internacional, se Deus permitir, novamente”, conta.

O torneio

O desafio da temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, “IntoOrbit”,  nos dias  16 e 17 de março, no Rio de Janeiro, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar da competição.

Quer saber mais sobre robótica?

Acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/
 

Juliana Gonçalves

A carreira jornalística de Juliana deu início com assessoria de imprensa. Após um tempo, entrou como estagiária na redação da Agência do Rádio. Trabalhou, também, na TV Band com foco em política por um tempo e voltou para nossa redação como repórter em 2018.


Cadastre-se

LOC.: Os alunos da escola SESI Aberlado Lopes, de Maceió (AL), vão concorrer noTorneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League com umasolução para um problema enfrentado por astronautas da NASA.A ideia surgiu depois que a agência espacial norte americana anunciou, em rede social, os dez problemas mais comuns em viagens para o espaço. Os alunos de Maceióprojetaram uma barreira protetora contra os raios interespaciais de alto nível de radiação, que prejudicam os pesquisadores durante as missões.

O professor de robótica João Victor Laurindo Dantas conta que o projeto foi revalidado por vários profissionais, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações e astronauta Marcos Pontes.
 

TEC./SONORA: João Victor Laurindo Dantas, professor 

“O funcionamento é basicamente uma barreira protetora que vai estar dentro das ligas de alumínio da NASA, tanto interno, como externo. Vai estar no meio servindo de proteção contra os raios.”
 

LOC.: A robótica traz crescimento para os alunos que integram essa equipe. O Leonardo Roriz Amorim, de 15 anos, que está no segundo ano do ensino médio. Para o jovem, a robótica trouxe muitas oportunidades na vida. Ele conta que está muito ansioso para o torneio.

TEC./SONORA: Leonardo Roriz Amorim, estudante

“O que esperamos para esse Nacional são muitas coisas boas porque como diz o ditado nós colhemos o que plantamos. E estamos plantando muita dedicação muito foco, muita união, muito trabalho em equipe e nós esperamos alcançar um internacional, se Deus permitir, novamente”
 

LOC.: O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® é realizado no Brasil há mais de 10 anos e, a cada ano, tem um tema central. Em 2019, a temática é “IntoOrbit” e acontecerá de 15 a 17 de março no Rio de Janeiro.

Reportagem, Juliana Gonçalves