Menu

Gerente de Educação do SESI/SENAI Espírito Santo define Novo Ensino Médio como aprendizagem com significado (2)

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e prevê o ensino através de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional

Banners

Estamos de volta com o segundo bloco da entrevista com a diretora de Educação do SESI/SENAI no Espírito Santo, Priscilla Carneiro. Meu nome é Paulo Henrique Gomes e nós estamos falando sobre o Novo Ensino Médio, modelo aprovado em 2017 que prevê o ensino através de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Acesse o primeiro bloco desta entrevista

Priscilla, como está o processo de adaptação ao Novo Ensino Médio no estado?

“A gente tem todo um processo de acompanhamento e, sobretudo, uma metodologia de ensino e de aprendizagem que foi reposicionado. O quê que eu quero dizer com isso? Não foi apenas integrar matrizes curriculares, mas foi pensar e repensar metodologias que pudessem colocar o aluno como centro do processo de apreensão do conhecimento.”

E como você classifica a experiência com o Novo Ensino Médio no Espírito Santo no ano passado? As expectativas foram correspondidas?

“Tem o indicador da evasão, que foi zero. Tem o indicador de aprovação, que foi exitoso, todos os alunos foram aprovados. A grande maioria no nível adequado e avançado. E assim, do ponto de vista do protagonismo, do ponto de vista da comunicação, eu penso que esses meninos são muito melhor preparados para o mundo do trabalho do que os meninos que estão vindo de um processo de formação convencional. Eles são meninos que entendem o que é a linguagem da indústria. Eles já sabem, por exemplo, de que forma eu vou ser um bom empreendedor, considerando o que o mundo do trabalho vem exigindo, o que a nova legislação trabalhista está colocando. Porque nós também temos, além de todos os conteúdos que são posicionados, competências transversais. Ética, cidadania, linguagem, comportamento, comportamento para o mundo do trabalho”

Por hoje é só. Agradecemos a presença da diretora de Educação do SESI/SENAI no Espírito Santo, Priscilla Carneiro, que falou um pouco sobre o Novo Ensino Médio no estado. Muito obrigado pela sua audiência e até a próxima!

 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se