Menu

Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará avalia metodologia do Novo Ensino Médio (2)

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e prevê o ensino através de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional

Banners

Estamos de volta com o segundo bloco da entrevista com a gerente de Educação do SESI e do SENAI do Ceará, Sônia Parente. Meu nome é Paulo Henrique Gomes e nós estamos falando sobre o Novo Ensino Médio, modelo aprovado em 2017 que prevê o ensino através de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Acesse o primeiro bloco desta entrevista

Outra mudança que vale destacar é que o Novo Ensino Médio não trabalha mais com disciplinas, e sim com áreas de conhecimento. Explica melhor pra gente, Sônia.

“O desenvolvimento da matriz curricular não é por disciplina, é por área do conhecimento. Talvez, se trabalhar separadamente, nas ciências da natureza, por exemplo, física, química e biologia, que a gente via na matriz anterior, ela é separada. No Novo Ensino Médio, ela é uma área só: ciências da natureza, onde se trabalha o desenvolvimento das competências e das habilidades que vêm dessas disciplinas, mas ele não vê a disciplina. Ele vê a área do conhecimento. Então, ele pode potencializar muito mais o conhecimento dele porque ele não precisa ficar dividindo em caixinhas. É a caixa da ciências da natureza.”

Para encerrar, gostaria que você falasse pros estudantes que estão te ouvindo qual o principal diferencial de quem tem aulas integradas, com base no Novo Ensino Médio.

“Para o jovem, em si, eu entendo que o grande diferencial é: o modelo anterior era, para a grande maioria dos jovens, ele não era mais significativo, não tinha mais atratividade. Então, a gente vinha enfrentando, vem enfrentando ainda, um número muito alto de evasão no Ensino Médio, de evasão no primeiro ano. Então, era preciso que os jovens se sentissem donos, no sentido de ser responsável por aquela situação. Então, o protagonismo juvenil que é um fator primordial no projeto, ele faz a diferença.”

Maravilha! O Agência Entrevista de hoje fica por aqui. Conversamos com a gerente de Educação do SESI e do SENAI do Ceará, Sônia Parente, que falou um pouco sobre mudança na metodologia educacional do Novo Ensino Médio. Muito obrigado pela sua audiência e até a próxima!
 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se