Menu

Imprensa estrangeira destaca empate e atuação aquém do esperado na estreia brasileira

Publicações destacaram também a discreta atuação de Neymar no empate contra a Suíça

Banners

O Brasil estreou na Copa do Mundo da Rússia com um empate contra a Suíça por 1 a 1. O jogo foi destaque na imprensa internacional, que ressaltou os dois lances polêmicos do jogo e a atuação discreta de Neymar.

O diário "Olé", principal jornal da Argentina, destacou que a seleção brasileira teve um jogo duro contra os suíços e que isso está sendo uma constante na Copa. A publicação ainda continha algumas críticas a Neymar, considerado “muitas vezes apagado”. Os únicos elogios foram direcionados a Philippe Coutinho, autor do gol brasileiro.

Neymar sofreu dez faltas na partida contra a Suíça

O "New York Times", dos Estados Unidos, destacou que o Brasil teve um “início desanimador” na Copa. Neymar foi novamente lembrado e foi considerado o ponto baixo brasileiro. O jornal também relembrou a lesão sofrida pelo atacante neste ano e relacionou a atuação abaixo da média com a contusão.

O jornal espanhol Marca foi além. Primeiro usou a manchete "Brasil também tropeça", comparando a estreia da seleção brasileira com a da Argentina, que empatou em 1 a 1 com a Islândia, e com a da Alemanha, que perdeu por 1 a 0 para o México. Depois, modificaram a machete para "Neymar decepcionante: Sim, o Brasil é bem menos favorito".

O texto recorda que foi a primeira partida de Neymar em uma Copa desde que sofreu lesão em uma das vértebras nas quartas de final do último Mundial. A publicação também destaca o número de faltas sofridas por Neymar: dez ao total, além do número exagerado de bolas perdidas pelo atacante.

O português "A Bola" usou um dado histórico para reforçar o sentimento de decepção dos brasileiros. Eles relembraram que a última vez que a seleção não venceu na estreia em Copas foi há 40 anos, em 1978, após empatar em 1 a 1 com a Suécia.

O italiano "La Gazzetta dello Sport" também adota essa linha com a manchete: "Brasil também parado!". O francês "Le Monde" foi um pouco mais crítico. Sua manchete para o jogo é "A seleção é colocada em xeque pelos helvécios" e cita a partida abaixo do esperado por parte dos brasileiros.

E na Suíça? Como será que foram as manchetes? Lógico que eles valorizaram o desempenho de sua seleção. O jornal "Blick" publicou: "Suíça sensacionalmente marcou um ponto contra o Brasil". Já o "Tribune de Genébre" destacou: "Um ponto que vale ouro para a equipe Suíça".

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

#Copa2018

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se