Menu

Mesa interativa desenvolvida por alunos do SENAI auxilia inclusão de crianças autistas

Diagnósticos de crianças com o distúrbio cresceu 15%

Banners

O número de diagnósticos de autismo cresce a cada ano. O relatório mais recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CD), dos Estados Unidos, aponta que houve aumento de 15% no número de crianças diagnosticadas com o distúrbio. No Brasil, a estimativa é de que existem dois milhões de autistas.

Pensando na inclusão e na melhora do desenvolvimento de crianças com este distúrbio, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Ubá, em Minas Gerais, desenvolveram uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas e também nas casas das crianças.

Júlia Badaró, 18 anos, é uma das alunas responsáveis pela Mesa de Interação e Comunicação para Crianças Autistas (MICCA) e explica que através de figuras e um sistema elétrico, que emite som e luz, o autista pode se comunicar selecionando sua necessidade.

“Na mesa tem as imagens, tem como mudar, personalizar de acordo com o que quer fazer, tem como retirar. Lá tem um botão que a criança aperta, aí acende um led para o cuidador saber o que a criança está desejando no momento. O cuidador recebe uma notificação no celular do que a criança pediu, caso ele não esteja perto no momento.”

A pedagoga do SENAI de Ubá, Waleska de Almeida, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, conta que a mesa já é utilizada nas escolas SESI e em uma ONG de crianças autistas de Visconde do Rio Branco, que também apoiou o projeto. Segundo Waleska, com a mesa os professores conseguem dar mais atenção para as crianças que estão nas salas inclusivas.

“Ela está sendo utilizada, inclusive, para alfabetização. Para o ditado, a professora faz o ditado e a criança vai apertando as sílabas que são colocadas no lugar das fichas.”

O projeto foi desenvolvido, inicialmente, para o Mundo SENAI, realizado, anualmente, em todos os estados brasileiros. Em seguida, foi selecionado para o Mostra Inova 2018 e ficou entre os 15 melhores, na categoria Produto Inovador.

Reportagem, Aline Dias
 

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se