Menu

MINUTO DA SAÚDE: Consumo de álcool no carnaval pode reduzir o uso de camisinha, alerta especialista

Banners
Foto: Ministério da Saúde

 Carnaval é tempo de festa, diversão e muita folia! E neste ano não vai ser diferente: milhares de brasileiros já estão a postos em todo o Brasil para irem às ruas e comemorar essa data tão alegre. Acontece que no meio de tanta folia, o consumo de álcool também cresce e isso pode interferir na decisão de usar a camisinha. Mas atenção para você que vai brincar o carnaval! Isso não pode ser desculpa. Por isso, o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Mendes Pereira, tem um recado muito importante para você.

“A gente tem observado que o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas fazem diminuir ainda mais o uso de preservativos. Então, nesse carnaval, a gente abusa, às vezes, de álcool e drogas. Então seria muito importante que a gente parasse – como diz a propaganda – pensasse e usasse camisinha".

 Por isso, na hora da diversão, não se esqueça: pare, pense e use camisinha! Esse é o jeito mais simples de se proteger contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) como a sífilis e o HPV. Qualquer dúvida procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil. 
 

Agência do Rádio



Cadastre-se

LOC.: Carnaval é tempo de festa, diversão e muita folia! E neste ano não vai ser diferente: milhares de brasileiros já estão a postos em todo o Brasil para irem às ruas e comemorar essa data tão alegre.

Acontece que no meio de tanta folia, o consumo de álcool também cresce e isso pode interferir na decisão de usar a camisinha. Mas atenção para você que vai brincar o carnaval! Isso não pode ser desculpa. Por isso, o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Mendes Pereira, tem um recado muito importante para você.

TEC./SONORA: Gerson Fernando Mendes Pereira, diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV)


“A gente tem observado que o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas fazem diminuir ainda mais o uso de preservativos. Então, nesse carnaval, a gente abusa, às vezes, de álcool e drogas. Então seria muito importante que a gente parasse – como diz a propaganda – pensasse e usasse camisinha”.
 

LOC.: Por isso, na hora da diversão, não se esqueça: pare, pense e use camisinha! Esse é o jeito mais simples de se proteger contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) como a sífilis e o HPV. Qualquer dúvida procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil.