Menu

No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro, sugere pesquisa

46% dos brasileiros afirmaram ler simplesmente por “amarem ler”

  • Repórter
  • Data de publicação:
Banners

O poeta brasileiro Mário Quintana escreveu que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro e desfrutou da companhia de um livro. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado Picodi. 

Além disso, 46% dos brasileiros que responderam à pesquisa e compram livros tem como motivação o amor pela leitura. A segunda maior razão para comprarem livros é o estudo ou trabalho, essa motivação representa 28% dos leitores. 

A pesquisa foi realizada para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado em 23 de abril, e entender a tendência de consumo na área da literatura. Dos brasileiros que afirmaram ler, 50% conseguiram as obras em livrarias, 11% pegaram emprestados de amigos, e 8% retiraram em bibliotecas. Os outros 31% afirmaram que não leem ou não se interessam por livros. 

Entre os consumidores, 77% das compras foram feitas por mulheres, e 71% por homens. O gênero de ficção mais popular entre os leitores é o romance, responsável por 51% das vendas, seguido do gênero criminal, com 35%. 

A pesquisa também fez um mapeamento mundial e verificou a leitura em 41 países. No ranking, os três países que mais leem são Turquia, Rússia e Espanha. O Brasil ocupa o oitavo lugar. 

Sara Rodrigues

Sara iniciou sua carreira jornalística na redação da Agência do Rádio como estagiária. Passou um tempo como repórter no canal universitário da Universidade de Brasília, mas logo voltou à Agência. Ficou cerca de um ano como estagiária e foi contratada logo depois.


Cadastre-se

O poeta brasileiro Mário Quintana escreveu que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro e desfrutou da companhia de um livro. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado Picodi. 

Além disso, 46% dos brasileiros que responderam à pesquisa e compram livros tem como motivação o amor pela leitura. A segunda maior razão para comprarem livros é o estudo ou trabalho, essa motivação representa 28% dos leitores. 

A pesquisa foi realizada para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado em 23 de abril, e entender a tendência de consumo na área da literatura. Dos brasileiros que afirmaram ler, 50% conseguiram as obras em livrarias, 11% pegaram emprestados de amigos, e 8% retiraram em bibliotecas. Os outros 31% afirmaram que não leem ou não se interessam por livros. 

Entre os consumidores, 77% das compras foram feitas por mulheres, e 71% por homens. O gênero de ficção mais popular entre os leitores é o romance, responsável por 51% das vendas, seguido do gênero criminal, com 35%. 

A pesquisa também fez um mapeamento mundial e verificou a leitura em 41 países. No ranking, os três países que mais leem são Turquia, Rússia e Espanha. O Brasil ocupa o oitavo lugar. 

Reportagem, Sara Rodrigues