Menu

No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro, sugere pesquisa

46% dos brasileiros afirmaram ler simplesmente por “amarem ler”

  • Repórter
  • Data de publicação:
Banners

O poeta brasileiro Mário Quintana escreveu que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro e desfrutou da companhia de um livro. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado Picodi. 

Além disso, 46% dos brasileiros que responderam à pesquisa e compram livros tem como motivação o amor pela leitura. A segunda maior razão para comprarem livros é o estudo ou trabalho, essa motivação representa 28% dos leitores. 

A pesquisa foi realizada para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado em 23 de abril, e entender a tendência de consumo na área da literatura. Dos brasileiros que afirmaram ler, 50% conseguiram as obras em livrarias, 11% pegaram emprestados de amigos, e 8% retiraram em bibliotecas. Os outros 31% afirmaram que não leem ou não se interessam por livros. 

Entre os consumidores, 77% das compras foram feitas por mulheres, e 71% por homens. O gênero de ficção mais popular entre os leitores é o romance, responsável por 51% das vendas, seguido do gênero criminal, com 35%. 

A pesquisa também fez um mapeamento mundial e verificou a leitura em 41 países. No ranking, os três países que mais leem são Turquia, Rússia e Espanha. O Brasil ocupa o oitavo lugar. 

Sara Rodrigues

Sara iniciou a carreira jornalística como estagiária da Agência do Rádio, em 2014. Foi repórter da UnBTV durante 1 ano e 6 meses e retornou para a redação da ARB como repórter. É responsável pela coluna Diversão em Pauta, e cobre Política Internacional.


Cadastre-se

O poeta brasileiro Mário Quintana escreveu que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. No último ano, 74% da população brasileira comprou pelo menos um livro e desfrutou da companhia de um livro. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado Picodi. 

Além disso, 46% dos brasileiros que responderam à pesquisa e compram livros tem como motivação o amor pela leitura. A segunda maior razão para comprarem livros é o estudo ou trabalho, essa motivação representa 28% dos leitores. 

A pesquisa foi realizada para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado em 23 de abril, e entender a tendência de consumo na área da literatura. Dos brasileiros que afirmaram ler, 50% conseguiram as obras em livrarias, 11% pegaram emprestados de amigos, e 8% retiraram em bibliotecas. Os outros 31% afirmaram que não leem ou não se interessam por livros. 

Entre os consumidores, 77% das compras foram feitas por mulheres, e 71% por homens. O gênero de ficção mais popular entre os leitores é o romance, responsável por 51% das vendas, seguido do gênero criminal, com 35%. 

A pesquisa também fez um mapeamento mundial e verificou a leitura em 41 países. No ranking, os três países que mais leem são Turquia, Rússia e Espanha. O Brasil ocupa o oitavo lugar. 

Reportagem, Sara Rodrigues