Menu

PE: Escola SESI se prepara para receber Novo Ensino Médio em 2020

...

Banners

Em Pernambuco, as escolas do SESI se prepararam para dar início ao Novo Ensino Médio, aprovado por lei em 2017. Mas nove escolas do estado já vêm trabalhando com a junção de Educação Básica e Educação Profissional, o chamado programa EBEP. Os estudantes aprendem pela manhã as matérias regulares como matemática e português, enquanto à tarde se dedicam a um curso técnico no SENAI.

Para o gerente de educação do SESI em Pernambuco, Michael Groarke, esse modelo facilita o aprendizado e ajuda o alunos a terem mais habilidades quando concluem o terceiro ano e saem para o mercado de trabalho.

“Nós apostamos no EBEP e sempre ficamos muito impressionados com a trajetória dos nossos alunos, uma vez que eles concluem o ensino médio no SESI. Os alunos que também tiveram a oportunidade de fazer um curso técnico no SENAI, percebemos que eles têm um diferencial”

A reforma do ensino médio tem o objetivo de garantir que os conteúdos básicos sejam ensinados a todos alunos, mas que eles também possam aprender mais sobre determinada área do conhecimento, que pode ser linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e ciências da natureza.

O diretor-geral do SENAI e integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Rafael Lucchesi, defende que a reforma no Ensino Médio era necessária para modernizar o ensino dos alunos e acredita que isso vai melhorar a qualidade dos trabalhadores da indústria.

“É claro que temos um grave problema na indústria brasileira que a baixa qualidade, a baixa escolarização da média populacional brasileira, o que faz com que a produtividade do trabalho no Brasil seja muito baixa”.

As escolas brasileiras públicas e privadas têm até 2020 para se adaptarem ao novo modelo do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo é garantir a educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar o ensino à realidade dos estudantes.

Reportagem, Sara Rodrigues

Agência do Rádio



Conteúdos relacionados

Cadastre-se