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VOLTA ÀS AULAS: Entenda a importância do sono para a saúde das crianças

Manter a rotina do sono em finas de semana e feriados é fundamental para o rendimento dos pequenos

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O sono é uma necessidade essencial. Para as crianças ele é mais importante ainda! Com o cérebro descansado, elas desenvolvem melhor a memória, a capacidade cognitiva e também o físico.  Mas o que fazer para que os pequenos consigam ter um sono de qualidade? O segredo está nas pequenas atitudes e em uma palavrinha essencial: rotina. A pediatra Dayse Oliveira dá algumas dicas para que as crianças aproveitem melhor o momento do sono.


 “Uma orientação importante é que se mantenham rituais de sono e que a criança saiba que naquele momento está chegando a hora de dormir.  Então que as brincadeiras sejam mais tranquilas. Usar assim: é hora de tomar o banho, hora de escovar os dentes, uma leitura. A luz já meia luz. Evitar o uso das mídias, da televisão nos momentos que antecedem o sono.  E respeitar bastante o ritmo da criança. No momento em que ela está sentindo sono, que ela já possa estar preparada para dormir”. 

Mas atenção! Todo o esforço pode ir por água a baixo se a rotina não for levada a sério todos os dias da semana. A pediatra explica o porquê.


 “É importante lembrar que não se deve mudar muito a rotina de sono e os hábitos no final de semana e nos feriados pra que o relógio biológico seja respeitado e o sono seja bem aproveitado. Por mais que a criança nesses dias não tem atividades escolares. Mas o corpo precisa do descanso adequado e desse ritmo adequado”.


Aproveitar a energia dos pequenos durante o dia também é essencial. Então, permita que a criança tenha contato com a natureza e atividades ao ar livre. No dia a dia, diminua atividades com grande estímulo como televisão e jogos de celular. Procure alimentar os pequenos com alimentos naturais, pouco ou nenhum açúcar. E lembre-se de dar um bom exemplo. Afinal, hora de dormir é hora de descansar. 

Aline do Valle



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O sono é uma necessidade essencial. Para as crianças ele é mais importante ainda! Com o cérebro descansado, elas desenvolvem melhor a memória, a capacidade cognitiva e também o físico.  Mas o que fazer para que os pequenos consigam ter um sono de qualidade? O segredo está nas pequenas atitudes e em uma palavrinha essencial: rotina. A pediatra Dayse Oliveira dá algumas dicas para que as crianças aproveitem melhor o momento do sono.

 “Uma orientação importante é que se mantenham rituais de sono e que a criança saiba que naquele momento está chegando a hora de dormir.  Então que as brincadeiras sejam mais tranquilas. Usar assim: é hora de tomar o banho, hora de escovar os dentes, uma leitura. A luz já meia luz. Evitar o uso das mídias, da televisão nos momentos que antecedem o sono.  E respeitar bastante o ritmo da criança. No momento em que ela está sentindo sono, que ela já possa estar preparada para dormir”. 


Mas atenção! Todo o esforço pode ir por água a baixo se a rotina não for levada a sério todos os dias da semana. A pediatra explica o porquê.
 

 “É importante lembrar que não se deve mudar muito a rotina de sono e os hábitos no final de semana e nos feriados pra que o relógio biológico seja respeitado e o sono seja bem aproveitado. Por mais que a criança nesses dias não tem atividades escolares. Mas o corpo precisa do descanso adequado e desse ritmo adequado”.
 

Aproveitar a energia dos pequenos durante o dia também é essencial. Então, permita que a criança tenha contato com a natureza e atividades ao ar livre. No dia a dia, diminua atividades com grande estímulo como televisão e jogos de celular. Procure alimentar os pequenos com alimentos naturais, pouco ou nenhum açúcar. E lembre-se de dar um bom exemplo. Afinal, hora de dormir é hora de descansar.